RSS

Ainda tem salvação?

24 jan

Concurso Crônica FENAE 2008

Vamos salvar o planeta! Mas será que ainda tem salvação? O estimulante cerebral o desperta. Hora de conectar. Enquanto seu limpador ortodôntico é ativado, ele pensa como era bom quando podia acordar na hora que bem entendesse. Mas desde que ele instalou seu microtron,há cinco anos atrás, ele não precisa mais se preocupar com sua rotina e hábitos. O microtron é um microchip implantado no cérebro. Lançado comercialmente em 2025, é ligado à rede neural, fazendo com que o corpo funcione como um computador, utilizando os sentidos como input e output. Depois de implantar o microtron você deixa de ter controle sobre algumas rotinas básicas da vida, como dormir, acordar, comer, defecar, pois tudo isso é programado no momento da instalação, e o custo para alterar esta programação básica é tão alto que não vale a pena ficar alterando toda hora.

Banho nem pensar, até porque a água útil já não existe no planeta. A limpeza é toda feita por meio de equipamentos nanotecnológicos instalados nas roupas, os purificadores capilar e cutâneo. Ao passar pela porta do quarto, suas roupas se materializam sobre seu corpo, mas ele não está prestando atenção em nada disso, não só porque toda esta tecnologia já se tornou muito comum e automática para ele, mas também porque ele está pensando naquela frase que não sai de sua cabeça; uma frase de um sonho que teve: “Vamos salvar o planeta? Mas será que ainda tem salvação?” Seu indutor de sonhos deve estar desregulado, pois não era o que ele deveria ter sonhado.

Algo então interrompe sua abstração: “Parabéns! Hoje é o vigésimo primeiro dia do quinto mês do dois milésimo trigésimo quinto ano do calendário gregoriano, seu 53º aniversário. Não há compromissos agendados para este dia.” Sua preocupação dá lugar à ansiedade, pois ele não vê a hora de adquirir seu novo presente. Programa seu menu nutricional para servir uma refeição rápida. Deixaria de tomar o café da manhã, se isso fosse possível, mas não é. Ele não pode sair enquanto suas necessidades nutricionais não forem sanadas, pois parte da programação do microtron trabalha em conjunto com o menu nutricional.

Na semana de aniversário, é costume quase todas as empresas dispensar os aniversariantes de suas obrigações profissionais (já que mesmo trabalhando em seus home offices, a empresa possui controle sobre tudo o que fazem ou deixam de fazer todos os dias, e férias é algo que não existe desde 2013). Neste dia ele poderia fazer qualquer coisa que quisesse; uma viagem para as ilhas digitais, atualização do seu cinedigital, atualização domótica, porém ele só consegue imaginar uma coisa pra fazer. Uma coisa que muita gente tem sonhado; a atualização do seu Dual Life para a versão 12 – Realidade Máxima lançada há quase um ano. Críticos afirmam que esta nova versão é capaz de levar as pessoas a lugares jamais imaginados. Há mais de 15 anos o Dual Life passou a ser parte obrigatória da vida das pessoas, que trabalham, se divertem, fazem sexo, compram, vendem e viajam através dele. Na verdade o mundo real deixou de ter graça, e o Dual Life passou a ser a primeira vida de muita gente.

Enquanto visualiza as notícias mais importantes e as mensagens de seus amigos, desejando os parabéns e feliz aniversário, ele navega pelos shoppings virtuais. Tudo isso acontece dentro da cabeça dele, mas é real. Ele vê e ouve as mensagens, anda pelos corredores e contempla as vitrines, embora não saia do lugar. Tudo graças a sua conexão à tecnologia wireless cerebral, que o conecta ao resto do mundo, tendo sua mente como limite.

Finalmente ele encontra o que deseja. Sua compra é debitada automaticamente de sua conta virtual. O dinheiro não existe mais, apenas créditos virtuais. A atualização do seu Dual Life para a versão 12 – Realidade Máxima é realizada. A partir de agora ele está conectado em um mundo mais atual, mais real, mais vivo. Ele não consegue acreditar no que vê. Tudo é tão real quanto a própria vida real. Ele então voa até o lugar mais comentado deste novo mundo, a Ilha Paraíso.

Ao avistar a ilha, um susto. Aquele não era um lugar jamais imaginado, cheio de tecnologia e prazer. Não, ele conhecia bem aquele lugar. Imagens de seu passado se fundem com as imagens que ele vê no mundo virtual: o mar, as praias, todo aquele verde, árvores. Há quanto tempo ele não via uma árvore, quanto mais várias como ele estava vendo naquele momento. Ele desce perto da praia, e começa a caminhar, sente o cheiro do mato, das árvores. Ele vê pássaros, macacos e outros animais que foram extintos anos atrás. Ele ouve o som de águas, um rio passa ali perto, e então ele se depara com uma cachoeira. Ele sente seu rosto ficar molhado, mas não é água. São lágrimas. Só ali, contemplando aquelas maravilhas, ele se dá conta de que nada daquilo é real. Ele percebe então o que perdeu. A humanidade tinha tudo àquilo para desfrutar, mas ao invés disso, destruíram. Perturbado, ele se desconecta do mundo virtual. Volta ao seu mundo real.

Ele olha para a janela, vê prédios fantásticos construídos com materiais criados pelo homem. Pontes incríveis, verdadeiros cartões postais. Mas então ele descobre o que falta naquela realidade que parece tão perfeita. Falta vida.

Triste, pensativo, ele se deita. É hora de desconectar. O indutor de sono é ativado. Tudo fica escuro, e de repente ele vê. Aliás, ele se vê. Aquele sonho novamente, de algo que aconteceu muitos anos no passado. Ele tinha apenas 25 anos, sentado em sua casa, diante de um antigo computador pessoal, ele começa a digitar um texto: Vamos salvar o planeta! Mas será que ainda tem salvação?

Informações básicas sobre tecnologia dos anos 2030

Microtron – Um microchip para implante no cérebro. Faz com que o corpo funcione como um computador. Usa membros e sentidos como input e output. Áudio e vídeo são descarregados diretamente no cérebro, e a audição e visualização são executadas em realidade virtual. Desta forma, ao assistir um show, por exemplo, a pessoa estará virtualmente participando como se estivesse lá fisicamente. Os olhos são capazes de digitalizar qualquer imagem ou informação, que são tratadas pelo cérebro, editadas de acordo com o pensamento e desejo, e enviadas por rede sem fio diretamente para o cérebro de outra pessoa.

Nano tecnologia – Associada a diversas áreas de pesquisa (medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia, engenharia dos materiais) e produção na escala nano (escala atômica). O principio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (tijolos básicos da natureza). O próprio microtron só foi possível graças a avanços significativos da nanotecnologia, com o controle preciso e individual dos átomos.

Limpador Ortodôntico – Parece apenas um gel, mas trata-se de um incrível equipamento para limpeza e manutenção dos dentes. Aplicado (instalado) apenas uma vez na vida, é ativado automaticamente pelo microtron três vezes ao dia. Quando ativado, partículas são liberadas sobre os dentes, encobrindo as sujeiras e bactérias e as destruindo através de nano explosões.

Purificadores Capilar e Cutâneo – Implantados em todos os tecidos para confecção de roupas, tem funcionamento semelhante ao limpador ortodôntico.

Roupas – Os purificadores capilar e cutâneo não cuidam apenas da higiene e asseio pessoal, mas também não deixam que as roupas fiquem sujas. Além disso, os tecidos não amassam, e duram muitos séculos. Possuem fator de proteção solar, contra raios ultravioleta, antialérgica e sistema de purificação de ar. Os tecidos se moldam sobre o corpo, nas mais variadas formas e cores, de acordo com a escolha do usuário. O guarda-roupa nada mais é que um sistema que pode ser instalado na porta do quarto, e que materializa a roupa ao se passar por ele. Um único tecido pode moldar mais de 100 peças e cores diferentes de roupas. Por isso mesmo, cada tecido custa muito caro.

Indutor de sonhos – Como o microtron está instalado no cérebro, fica fácil instalar um software que altere os impulsos cerebrais durante o sono, fazendo com que os sonhos possam ser programados, como se fossem filmes a serem exibidos ao seu subconsciente.

Menu nutricional – Passos a frente no conceito de cozinha inteligente, equilibra todos os nutrientes necessários para o dia de uma pessoa, com base no tipo de alimento desejado, organismo e atividades a serem realizadas durante o dia. Calcula também a quantidade necessária de água sintética.

Cinedigital – É uma parede multimídia mutante, que se torna aquilo que o usuário desejar, dentre as opções: tela de vídeo gigante, galeria de arte, espelho, quadra de tênis virtual, etc.

Domótica – Tecnologia que permite a gestão de todos os recursos do lar. O termo resulta da junção da palavra domus (casa) com robótica (controle automatizado). A domótica simplifica a vida diária das pessoas, satisfazendo suas necessidades de conforto e segurança. Hoje em dia a domótica, como praticamente tudo na vida, é interligada ao microtron, garantindo o controle de iluminação, condições climáticas, segurança, som, cortinas virtuais e limpeza do ambiente.

Dual Life – Desenvolvido a mais de três décadas, baseado em famosos simuladores de vida e rotina da época, ganhou maior importância com o lançamento da versão 9.0 para linetron (capacete dotado de um microchip que antecedeu o microtron). Virou febre, pois através de ambiente virtual, conseguiu recriar a sensação de realidade num nível surpreendente, levando as pessoas a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. De certa forma fez com que a segunda vida assumisse o lugar da primeira vida, tornando-se mais importante, já que neste mundo praticamente tudo é possível. As empresas e trabalhos passaram a ser virtuais. Diversão, sexo, comércio, viagens, tudo passou a ser feito através dele.

Anúncios
 
4 Comentários

Publicado por em janeiro 24, 2009 em CRÔNICAS E CONTOS

 

Tags: ,

4 Respostas para “Ainda tem salvação?

  1. Glaucio

    janeiro 25, 2009 at 1:02 am

    A tendência é nos acostumarmos cada vez mais com a tecnólogia e nos habituar a usá-la em tudo, até mesmo nas simples tarefas.

    O problema será se tornar-mos muito dependentes dela, ai sim, viveremos em um mundo controlado, vigiado e superficial.

     
  2. Andre leite

    janeiro 26, 2009 at 10:42 am

    se tu imaginasse como a gente sonhava que ia ser o ano de 2010/ as coisas mudaram mas bem diferentes dos sonhos da ficçao cientifica dos adolecentes dos anos 70/80
    deixa rolar/ se pintar uma catastrofe provacada ou natural a casa cai…as coisas nao sao tao faceis assim…o admiravel mundo novo existe e voce faz parte sem saber.

     
  3. j. c. david

    janeiro 26, 2009 at 10:46 am

    opa !! parabéns pel blog, e valeu o comentário no meu, espero que tenha gostado…legal a dica sobre o teatro mágico, dizem que é muito bom.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: