RSS

Gente de Talento

27 abr

Em 2007 eu escrevi um texto, inspirado numa ‘brincadeira’ com uma ex-namorada. Como organizar burocraticamente uma relação? O resultado foi uma pequena e singela crônica, que enviei para o concurso Gente de Talento da Caixa Econômica Federal. Para minha surpresa, o meu texto foi um dos vencedores. Na época recebi alguns exemplares do livro Gente de Talento, com a publicação dos contos, poesias e fotos vencedoras, que distribui para pessoas queridas e guardei algumas como boa lembrança, claro. Resolvi relembrar este momento, através da republicação deste texto, da forma que foi escrito originalmente, sem qualquer revisão  e/ ou correção.

Burrocratização do namoro

Um texto de Y. Camargo

Sempre fui uma pessoa muito organizada. Tenho pelo menos umas 10 planilhas para organizar minha vida pessoal (finanças, agenda, compras, viagens, etc.), uma agenda, listas de afazeres e outras coisas. Mas num certo domingo cheguei ao cúmulo da organização.

Depois de tomar banho, estava saindo do banheiro quando minha namorada protesta: “Porque não me avisou que já estava saindo?” Oras, eu tinha pedido para ela me avisar quando estivesse saindo porque ela ia tomar banho antes de mim, mas quem acabou tomando banho antes fui eu. Contestei: “Você não fez nenhuma requisição demandando que eu perpetrasse isso. Não tenho nenhum formulário preenchido com tal petição.” Foi aí que idealizei o cúmulo da burocracia. “Carecemos de organização em nosso namoro”. Segue então alguns conceitos que podem ser adotados por qualquer casal que almeje uma relação mais organizada.

  • Requisição de Discussão de Relação: Ela pode discutir a relação sem problemas, desde que tenha feito uma requisição prévia, incluindo justificativa. O requerimento deve ser analisado por ele e se deferida deve ser marcada uma data e constar no calendário do namoro.
  • Calendário do namoro: Um dos objetivos deste calendário é apontar as datas importantes do relacionamento, que ele insiste em não se lembrar e ela insiste em querer que ele lembre. Ou seja, inicio do relacionamento, primeiro cinema, primeira dança, primeiro beijo, primeira transa, primeira briga, tudo estará assinalado no calendário. Também deve ser usual o agendamento das reuniões de discussão de relacionamento (ver item anterior), passeios, visitas aos pais, parentes e amigos e outros eventos importantes. Desta forma ele nunca se esquecerá de um compromisso com ela e poderá marcar seu futebol com os amigos sem conflitar com atividades que tenham sido marcadas.
  • ATA: Sabe aquela coisa de: “Você se lembra da sua promessa?” Ou, “Você disse que…” Então, tudo ficará muito mais fácil e claro se toda discussão de relação for registrada em um livro ATA. Pode ser um caderno, bloco de notas, gravador ou documento Word. Tudo o que ela disser (afinal, nestas discussões apenas ela fala) deve ser anotado, gravado, fotografado, enfim, documentado, sem esquecer uma vírgula sequer, e tudo o que ela persuadir ele a fazer ou prometer também deve ser registrado.
  • Cadastro Único de Namoro: Muito importante para ambos, mas com certeza muito mais útil para ele já que este cadastro pode conter informações que seja importante ele lembrar, mas que sempre esquece: Comida, preferida, música preferida, roupas preferidas, peso, altura, número calçado, nome completo (do jeito que uns são desligados), idade. Algumas informações adicionais também podem ser incluídas, como: Data do inicio do namoro, música que estava tocando quando se beijaram pela primeira vez, roupa que ela estava usando, corte de cabelo, etc.

Observação importante 1 (não serve pra mim, claro): Aqueles que possuem filiais não caiam na besteira de cadastrá-las. Por isso o cadastro é único, é apenas para a oficial. As filiais continuam na informalidade. 

Observação importante 2 (também não serve pra mim): Também não queiram fazer um cadastro de reserva, tipo uma lista de espera. Imagina só se isso cai em mãos erradas (nas da sua namorada, por exemplo).

 
4 Comentários

Publicado por em abril 27, 2011 em RELACIONAMENTO

 

Tags:

4 Respostas para “Gente de Talento

  1. simone

    janeiro 25, 2008 at 7:09 pm

    Parabens pela criatividade, pelo excelente texto, pelo premio( bem merecido) e por aturar uma namorada tao chata..=)……

    P.S.:……

     
  2. a.gil

    fevereiro 19, 2008 at 1:51 pm

    Parabéns pelo reconhecimento.
    meu conto também foi premiado
    Quando puder, passe no meu blog.

    http://www.100crise.myblog.com.br

     

Deixe um comentário

 
