RSS

Android e iPhone: Quem disse que um será o Highlander?

04 out

Numa discussão com o +Riz Droid no G+, surgiu a questão dessa coisa de fanboy, que se apega à um sistema ou produto, como acontece com Android e iPhone, e, de certa forma, nutre uma fé cega. O Riz disse uma coisa importante em determinado momento, ter os pés no chão, nunca é demais.

Eu mesmo, muitas vezes, através de críticas e comparações, posso passar a impressão de que quero ver o sucesso do Android a qualquer custo e a queda da Apple. Confesso que não concordo com a política restritiva atual adotada pela Apple, mas isso não significa que eu queira o fim da empresa. Pelo contrário, quero ver o sucesso do iOS, assim como do WP7. Até mesmo o Symbiam, se sobreviver, seria bem vindo. Porque digo isso? Pois é importante termos opções, é bom que possamos escolher aquilo que melhor atende as nossas necessidades. E isso não é questão de ser melhor ou pior.

Temos visto isso acontecendo com a indústria automobilística, por exemplo. São várias montadoras, marcas e modelos, produzindo material de qualidade. E qual é melhor? Depende. O ideal seria perguntar, qual é o melhor para mim? Qual é o melhor para sua necessidade? Afinal de contas, um Celta 2 portas pode ser ótimo para uma pequena família, enquanto uma com muitos filhos e netos pode precisar de uma van.

Assim também tem acontecido com os consoles de videogame. Temos hoje, por exemplo, três marcas e consoles em destaque, coexistindo e possibilitando que os consumidores escolham aquele que mais o agrada. No meu caso o PS3 é perfeito, mas isso não significa que o Xbox 360 seja pior, apenas que é diferente. E o fato de eu preferir o PS3 nada tem a ver com o fato do Xbox ser da Microsoft, pois isso pra mim, nesse caso, é irrelevante. Mas em outros casos a marca pode ser um fator importante sim.

Mas o que não entendo é essa coisa de Fanboy querer achar que tudo tem que ser meio Highlander, que só pode haver um smartphone, um sistema operacional, que todos os outros devem ser destruídos. Acredito numa possível coexistência entre ótimos produtos e empresas. Eu falo bem, recomendo e amo o Android pelo que ele é hoje, pelo que ele oferece pra mim, pois me identifico com os produtos, com as marcas, com o sistema operacional e com a própria Google. Mas isso não significa que idolatro a marca. Não vou sair e fazer uma tatuagem de um Android, pois o futuro é incerto. Hoje sou Android, mas quem garante que amanhã eu não seja iOS? Tudo pode acontecer. E repito, isso nada tem a ver com o fato de um ser melhor ou pior. Hoje o Android atende perfeitamente minhas necessidades, hoje ele é o melhor pra mim. Mas para tantas outras pessoas o iPhone é melhor, por vários motivos.

Enfim, que venha o iPhone 5, ou 4S, que seja, que venham novos sistemas operacionais, e que todos tenham o seu espaço, com a concorrência impulsionando melhorias continuas e inovações em todos, e dando aos consumidores o poder de no final, decidir aquele que é o melhor… pra cada um.

 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 4, 2011 em TECNOLOGIA

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

 
