RSS

Um texto sobre… Inclusão Digital?

03 ago

É engraçado como algumas pessoas se surpreendem quando falo que meu filho, de apenas 1 ano e 5 meses, não só adora mexer nos meu smartphone e tablet Android, como já tem seu próprio smartphone, um básico e simples Samsung Omnia Pro, que ele usava para assistir vídeos no youtube, mas hoje rejeita por não ter touchscreen.

Meu filho nasceu numa época e num meio onde impera a facilidade das tecnologias da informação e é mais que normal que ele já esteja se familiarizando com tudo isso desde cedo. Ele joga vídeo-game comigo e desde sempre usamos o PS3 para assistir seus vídeos, tanto que ele já começou a entender as funções dos botões. Tudo começou quando ele descobriu a função de “pause” e “play” nos vídeos. Ele sempre adorou mexer em nossos notebooks e desktops e ficava fascinado com o que via acontecer na tela cada vez que pressionava uma tecla diferente ou quando movia o mouse. Para se ter uma ideia, troquei o mouse do PC semana passada e deixe o mouse com defeito para ele brincar. O que ele faz? Coloca o mouse sobre o suporte, ao lado do novo, e fica mexendo com ele, olhando para a tela, esperando alguma reação da “setinha”.

Da mesma forma ele sabe que um CD/DVD deve reproduzir alguma imagem quando inserido no PC ou PS3, tanto que ele pega alguns CDs que dei pra ele (pois é, ele tem CDs, DVDs, mouses, smartphones, etc entre seus brinquedos), coloca no drive de CD e fica olhando para a tela, esperando alguma coisa acontecer, assim como ele entende que ao mexer no controle remoto da TV alguma coisa deve acontecer.

Filho de um “Androider”, é mais que natural que ele já esteja bem familiarizado com o touchscreen, a ponto de passear pelas diversas telas do launcher ciente do que está fazendo. Ele ainda não sabe entrar em seus aplicativos favoritos, mas da forma que olha atentamente enquanto faço isso, não demora muito para começar a fazer isso sozinho.

Talvez algumas pessoas critiquem tamanha imersão tecnológica, mas eu acredito que se usado com moderação, toda essa tecnologia pode ser utilizada sim na educação e diversão das crianças.  Instalei vários aplicativos e jogos infantis para meu nos meus Androids e notebook, ele adora e realmente se diverte, brincando com bonequinhos na tela sensível ao toque ou assistindo vídeos, mas adora também quando brinco de pião com ele, jogar bola e passear no parque. Ele tem aprendido desde cedo que a tecnologia da informação, da forma que conhecemos hoje, veio para ficar e facilitar demais nossa vida, mas também tem aprendido que o mundo não se resume à internet, à TV e ao vídeo-game. E eu tenho aprendido a mesma coisa com ele.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em agosto 3, 2011 em TECNOLOGIA

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: