RSS

Dia do Turista em São Paulo [Dica 2]: Ilha do Cardoso

13 jun

Agora quero falar sobre um verdadeiro paraíso natural localizado no litoral sul de São Paulo, no município de Cananéia. A região é protegida pelo governo do estado, através da criação do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, ou PEIC, por causa da riqueza do meio ambiente, importantes ecossistemas marítimo-estuarinos e da Mata Atlântica. O PEIC é habitado por cerca de 480 pessoas, entre caiçaras e índios Guaranis Mbya.

O que tem de bom no PEIC? Mata Atlântica, piscinas Naturais, sambaquis, aves e peixes da região, cachaça com cataia, praias maravilhosas, cachoeiras, passeios de escuna pela baia dos golfinhos.

O conforto na Ilha é básico, pois todas as pousadas da Vila de Maruja, uma comunidade de pescadores dentro do PECI, oferecem acomodações simples, em nível caiçara, porém bem cuidadas e organizadas. Na Ilha toda não há energia elétrica, por ser uma reserva da biosfera, nenhuma pousada oferece chuveiro elétrico, ventilador e uma ou outra oferece algumas horas de TV, mas em ambientes comuns, não nos quartos. É o contato com a natureza em seu estado puro. Mas há pousadas que oferecem quartos com banheiros privativos, banho quente (através de aquecedores a gás) e iluminação básica à noite (gerador e placas solares).

Os destaques da Ilha ficam por conta dos passeios de escuna, pela baia dos golfinhos, localizada entre Cananéia, Ilha do Cardoso e Ilha Comprida, Praia do Maruja, Costão Rochoso, onde se tem uma vista privilegiada do mar, Praia da Laje e vários outros passeios, como as Trilhas da Cachoeira Grande, dos Sambaquis e das Piscinas Naturais.

E pra quem acha que por não ter energia elétrica a Ilha fica devendo diversão noturna, está enganado, pois além do tradicional Fandango caiçara, que ocorre no centro comunitário da vila, há também alguns bares que, utilizando-se de geradores, oferecem animadas noitadas com música ao vivo e muito agito.

A forma mais barata de chegar na Ilha é através de escunas que saem algumas vezes por dia de Cananéia. A comida lá é simples, mas além de muito boa, é muito em conta.

Para mais informações sobre o PEIC, de como chegar e onde se hospedar, acesse:

www.pousadailhadocardoso.com.br

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em junho 13, 2011 em TURISMO

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: