Um terço do lixo doméstico brasileiro é composto de resíduos recicláveis. Comece a fazer a separação em sua casa e você vai se surpreender com a quantidade de embalagens que jogamos fora.
Preste atenção neste símbolo, se uma embalagem tem este símbolo, é reciclável. É importante prestar atenção nisso no momento da compra, adquirindo apenas produtos que venham em embalagens recicláveis. Só assim as empresas serão impactadas e começarão a mudar sua atitude já na industrialização de seus produtos.
Fraldas descartáveis são produzidas com plásticos, géis, além de inúmeros outros produtos industrializados, e levam mais de 300 anos para se decompor no meio ambiente. Antes de aprender a usar o banheiro, uma criança utiliza milhares delas. Não é à toa que as fraldas descartáveis são o terceiro produto mais encontrado no lixo. O melhor é, ao menos, buscar moderação no consumo delas.
O óleo de cozinha é um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. Eis o número: 1 LITRO de óleo de cozinha polui 1 MILHÃO DE LITROS de água. Como reciclar: colocar o óleo em garrafas PET bem vedadas e entregá-las a uma das várias organizações especializadas nesse tipo de reciclagem. Destinos do óleo usado: fábricas de sabão e produção de biodiesel.
Na hora de jogar o lixo no lixo, amassar todas as embalagens recicláveis facilita o trabalho dos catadores e recicladores. Retirar o excesso de resíduos também ajuda bastante.
A rua não foi feita para jogar lixo, mesmo que seja uma ponta de cigarro. Todo mundo conhece a história, resíduos despejados no chão vão parar nas “bocas de lobo”, podem entupir a rede de esgotos e causar enchentes. Se chegarem aos córregos, rios e mananciais farão um grande estrago, poluindo as águas.
Marcelo H. Zardo
janeiro 27, 2011 at 3:05 pm
Olá.
Interessante suas informações sobre a reciclagem.
Sobre o óleo de cozinha, a informação que você apresenta não é comprovada cientificamente. Para esse resíduo, segundo a resolução conama 357, o limite máximo de descarte é 50mg por litro de agua. Ou seja, 1 L de óleo polui aproximadamente 20 mil litros de água. Numeros a parte, sendo 1 milhão ou 20 mil, fato é que é um resíduo altamente poluidor ao meio ambiente (solo, agua e ar) e o descarte correto deve ser divulgado e incentivado.
Trabalho em uma ONG em São José dos Campos que realiza a coleta e destinação correta do óleo usado nas cidades de SJC, Jacarei, Santa Branca, Jambeiro e Caçapava (SP). Maiores informações em nosso site.
grato pela atenção, boa tarde!!