RSS

Misturar cerveja com limão mata!

03 fev

Uma amiga me passou uma mensagem falando sobre o perigo de se misturar limão com cerveja. Achei a história estranha, com cara de hoax e resolvi pesquisar. Encontrei a resposta no site e-farsas e resolvi publicar.

 

Jovem morre depois de beber uma mistura de cerveja com limão! Essa história tá meio estranha né?

Artigo publicado em: 16/01/2004 – às 22:36:13

Atualizado em: 04/06/2008 – às 22:56:50

Pesquisado por: Gilmar Henrique Lopes

http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=28

Mensagem Original:

Prezados Amigos Acredito que o texto abaixo deva ser lido com atençao. IMPORTANTE. não só por conta da cerveja, mas tb por outras bebidas que pedimos dessa maneira … Repassando….. Venho através desta informar de um desastre ocorrido infelizmente na minha fam&iacu… continuar lendo->>

Pesquisas!

É Muito comum esse tipo de hoax, você pode perceber que todas as correntes que enchem a nossa caixa de entrada possuem certas características semelhantes:

– Citam nomes de pessoas, organizações ou lugares famosos;

– Citam nomes de pessoas, organizações ou lugares inexistentes;

– apelam para o lado emocional do leitor;

– possuem informações desencontradas e/ou inexistentes;

– erros de escrita aos montes;

– pedem para serem repassadas ao maior número de pessoas possível;

– e, na sua maioria, vem escrito – “isso não é uma corrente”;

Mesmo sabendo se tratar de mais uma farsa da Web, vamos analisar cada trecho da “cartinha”, de acordo com as pesquisas do E-farsas.com.

Essa corrente se parece muito com uma outra já pesquisada por nós! Há muito tempo circula um outro hoax que diz para não misturarmos bebidas com refrigerante. Veja na nossa seção de correntes a pesquisa sobre: Limão com Coca-Cola causa danos à saúde!.

Nas primeiras linhas, a mensagem diz:

Acredito que o texto abaixo deva ser lido com atençao

Eu acho que todos os textos devem ser lidos com atenção! Nesse caso, para dar mais um “tchan” no espírito de sensacionalismo que o texto prometerá. Em muitos casos, os autores se valem das LETRAS MAIÚSCULAS PARA CHAMAR A ATENÇÃO!

Próximas linhas do E-mail:

Longe de ser uma daquelas correntes que só enchem nossa caixa postal

Aí está! Não falei que os hoaxes sempre vêm dizendo que não os são?

Prosseguindo:

Viajei com meu irmão na passagem do ano para a famosa praia de CAMBORIÚ-SC, no sábado (03/01/04) fomos nos divertir em uma casa noturna chamada IBIZA, muita gente bonita, ambiente aconchegante, foi uma noite super divertida.
No domingo de manhã meu irmão acordou com fortes dores no estômago, de imediato levamos ele ao HOSPITAL SANTA INÊS em Balneário Camboriú.

A casa noturna Ibiza existe mesmo e fica em Balneário Camburiú – em Santa Catarina. Tentamos entrar em contato com a referida Boate e, até hoje (25 de Fevereiro), ninguém nos retornou.

Alguns leitores do E-farsas.com que moram em Balneário Camburiú nos advertiram que na casa noturna referida não se serve garrafa de cerveja. Lá, só servem em latas.

Também no Hospital Santa Inês não há nenhuma informação sobre o ocorrido no site e também não encontramos nada nos jornais locais e nem nos nacionais. Caso você tenha lido alguma coisa a respeito nos jornais, por favor, mande pra nós!

Seguinte parágrafo:

Muitos exames e 04 dias de internamento, de início eu suspeitava que os médicos sabiam o que ele tinha, mas não queriam contar, falavam que possivelmente fosse uma Salmonella mas eu descartei a posibilidade devido nossa alimentação ter sido somente em casa.

Os médicos disseram que fosse “uma” Salmonela, mas o Blênio descartou a possibilidade porque ele se alimentou só em casa! Quer dizer que na casa onde eles estavam havia uma placa onde dizia: “PROIBIDO ENTRAR SALMONELA”.

Salmonela, segundo o Aurélio eletrônico, é um gênero de bactérias aeróbias gram-negativas com forma de bastonete, ou as bactérias desse gênero. Pesquisamos na Web sobre a Salmonela e no site www.nutricaoclinica.com.br a Nutricionista Clínica do IMeN – Instituto de Metabolismo e Nutrição – Anna Christina Castilho diz o seguinte :

” Alimentos contaminados com Salmonela podem causar “Diarréia Exudativa” – Uma grande quantidade de fluído é exsudado pela parede intestinal. Isso ocorre devido a uma inflamação intestinal, que é causada por vírus e bactérias. Esse tipo de diarréia é semelhante a enterocolites, disenteria. Os pacientes com diarréia, ao ingerirem Yakult RI  Regulador Intestinal, vão apresentar um notável quadro de melhora nesse sintoma, pois, os Lactobacillus casei são capazes de produzir, no intestino o ácido láctico que impede a multiplicação de microorganismos patogênicos, sensíveis a essa diminuição de pH, destruindo-os.”

Incrível coincidênêcia! Aos pacientes com sintomas de contaminação é recomendado tomar Yakult (SIM! AQUELE QUE TEM LACTOBACILLUS VIVOS!). O que cai em contradição com o parágrafo mais importante da mensagem:

…estes limões fatiados não são utilizados prontamente, e muitas vezes eles são fatiados antes mesmo da casa abrir, durante a tarde, então o ácido cítrico do limão ‘velho’ em ação com os clarificantes excessivos e as bactérias já existentes naturalmente nas cervejas (Coccus e Lactobacillus) LONG NECK produzem uma toxina altamente nociva ao nosso organismo.

Porque será que misturar limão com “Lactobacillus” faria mal? E outra pergunta me vem: Será que essa mistura só é mortal nas cervejas Long Neck?

Para sabermos a resposta, enviamos um e-mail para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (sac@skol.com.br) da cerveja Skol. Na mensagem, perguntamos se existe mesmo na cerveja Long Neck os clarificantes excessivos e as bactérias Coccus e Lactobacillus e, se existirem, qual o problema de misturá-los com limão. A resposta foi:

De: “SAC – Serviço ao Cons. Skol (AC)”
Para: “‘farsasdaweb@yahoo.com.br'”
Assunto: Resposta Sac Skol
Data: Mon, 16 Feb 2004 10:23:14 -0300

Bom dia Gilmar,

Informamos que durante o processo de elaboração da cerveja não são usados Clarificantes, e sim apenas auxiliares filtrantes, que são inertes (não tem qualquer ação sobre a cerveja) e portanto não interagem com o produto.

O único microorganismo utilizado para a elaboração da cerveja é o fermento cervejeiro (Saccharomyces sp.). Bactérias do genero Coccus e Lactobacillus não são utilizadas em nenhuma etapa do processo de produção, portanto não se encontram no produto acabado.

Além disso o ácido cítrico é encontrado em qualquer célula animal, vegetal em qualquer microorganismo, pois faz parte de uma etapa da respiração celular, mais especificamente do ciclo do ácido cítrico, mais conhecido como ciclo de Krebs, portanto este está presente em todas as células.

Seu nome e endereço eletrônico foram cadastrados em nosso banco de dados para que possamos manter aberto um canal de comunicação sobre nossos produtos e serviços.

Mantenha contato sempre.

Um abraço,
Lucineide
Serviço ao Consumidor Skol
sac@skol.com.br
0800-8850303

Para não haver dúvidas, resolvi ligar para o “0800” da Skol. Uma atendente muito solícita me forneceu a lista dos ingredientes para o preparo da bebida:

Água potável tratada, malte, carboidratos (açucares e amidos) lúpulo, antioxidante INS 316 (este, é usado para evitar a presença do oxigênio), estabilizante e acidulante – que atua como adjunto de aroma e sabor.

No site da AmBev – líder no mercado de cervejas do Brasil – há uma explicação muito boa com relação à fabricação da loira gelada:

Fermento é o nome genérico de microorganismos, também conhecidos por leveduras, que são utilizados na indústria cervejeira graças à sua capacidade de transformar açúcar em álcool.


Especificamente, a levedura utilizada em cervejaria é a espécie Saccharomyces Cerevisiae e cada cervejaria possui sua própria cepa (o leigo pode entender cepa como raça). Embora todas as cepas façam basicamente o mesmo trabalho, de transformar açúcar em álcool e gás carbônico, o sabor do produto obtido difere de uma cepa para outra, em virtude de pequenas diferenças de metabolismo e conseqüente formação de substâncias capazes de conferir aroma e sabor ao produto, mesmo estando presentes em quantidades muito pequenas. O fermento é portanto elemento essencial para a produção de cerveja. A cerveja é livre de microorganismos patogênicos, que não sobrevivem nela.

Então, sabemos que, mesmo que algum micróbio estivesse presente na bebida, com certeza já estaria morto.

Esclarecida essa dúvida, só me restou uma: Porque as pessoas colocam limão na cerveja?

Encontramos a resposta no site O Dia On-line: Ao ser perguntado sobre isso, o mestre cervejeiro Silvio Reichert, da Ambev, responde o seguinte:

Há pessoas que adicionam groselha, limão e outros ingredientes. Depende do consumidor. Em garrafas claras, a luminosidade, mais intensa, pode prejudicar as características do produto. Se o produto não for formulado adequadamente, haverá oxidação e dará aroma acentuado. A adição do limão, por exemplo, pode esconder defeito de fabricação. 

Finalmente:

Peço humildemente que divulguem este e-mail, nada trará meu irmão novamente, mas muitas vidas poderão ser poupadas.
Qualquer informação adicional podem entrar em contato comigo, ajudarei no que for possível.
Um abraço a todos e que DEUS os abençoe.
Blênio Botija de Araújo
e-mail: blenioaraujo@hotmail.com

Nem é preciso relembrar que todos as correntes terminam dessa maneira: “divulguem esse e-mail”.

Por falar em e-mail, mandamos alguns para o endereço que acompanha essa cartinha e todas as tentativas foram frustradas. Ou o endereço não existe, ou o Blênio já deve ter recebi tantos e-mails que a caixa da entrada dele já deve estar cheia!!!


Conclusão!

Cerveja com limão não faz mal! Mas, por via das dúvidas, não exagere na bebida! Aliás, tudo em exagero faz mal! E se for beber, não dirija. Quando receber e-mails desse tipo, mande pra lixeira, ou mande pro nosso acervo.

Colaboraram conosco os internautas Pedro Bosan (Piu), Milena Capoani, Vinicius Branchi, Thiago Stabile, Gabriel Bueno, Simone Friedlaender, Fábio Eduardo Chiappim, Kelly Christine, Marcos Leal Silva, Marcelo Rizzetto, Ricardo Campelo, Priscila Menezes, Sergio Santi, por e-mail e David D. Premaor – Novo Hamburgo-RS.

Sites relacionados nessa pesquisa:

– Limão com Coca-Cola causa danos à saúde! –
– Nutrição Clinica –
– Cerveja Skol –
– Sac da Skol –
– SAC da Skol – 0800-8850303 – Salmonela –
– A história da cerveja –
– Casa noturna Ibiza –
– Ambev –
– O Dia On line –

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em fevereiro 3, 2010 em E-farsas

 

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta para “Misturar cerveja com limão mata!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: